terça-feira, novembro 25, 2008

23 anos e 1540 km depois...


Passam hoje 23 anos do final de uma grande aventura de um Grande Homem e de uma Grande Mulher. Aventura essa que envolveu pelo meio mais duas crianças...

Tinha apenas 7 anos e o meu Irmão 5, na noite em que deixámos aquele pequeno bairro chamado Cité Guynemer na Vila Francesa de Selles-sur-Chèr a 1540 km do destino final...Lembro-me das lágrimas que se derramaram naqueles momentos...cheguei a acreditar que o rio Cher ia transbordar as margens, como o fazia caprichosamente todos os invernos...recordo-me muito pouco da viagem...mas de certeza que não faltou discussão dentro do carro entre o meu Pai e a minha Mãe...sempre foi e sempre será assim...eh eh eh!!!

Chegámos numa manhã de segunda-feira, 25 de Novembro de 1985...8h30, ou qualquer coisa do género, porque me lembro de termos feito a primeira paragem em casa do tio Zé e as minhas primas estavam de saída para a escola.

Demorei 17 anos até voltar àquelas paragens...na viagem até lá não consegui desatar o nó que tinha no estômago...assim que cheguei percebi de onde vinha o vazio de 7 anos da minha vida...continuo a sentir uma necessidade enorme de voltar lá de tempos a tempos, principalmente por causa da família que ficou por lá...tenho saudades da minha "mana"...

Os meus Pais e o meu Irmão regressaram àquelas paragens no Natal do ano passado,22 anos depois. Deviam ver a cara deles...principalmente a do meu Pai...as histórias que ele nos contou...os amigos que reviu...os copos que bebeu, aliás, que bebemos...hercúlea a tarefa que eu tive com o meu irmão para convencer o meu Pai de que já estava com uns copitos a mais...eh eh eh...lindo!!!

Como não podia deixar de ser, no café à porta da estação do comboio onde os dois Heróis desta história desembarcaram, pela primeira vez, de mala de cartão em punho, olhei o meu Mano olhos nos olhos e perguntei-lhe a ele, e a mim próprio: E se nunca tivéssemos ido embora?

Nesse momento chegámos a uma única conclusão...se tivéssemos ficado estaríamos gordos, carecas, dois ou três filhos, trabalho duro numa qualquer fábrica...Sem dúvida que os "cotas" tomaram a melhor decisão!!!

Às vezes chego a duvidar da veracidade da nossa conclusão...pu-la em causa muitas vezes nos últimos 23 anos...às vezes apetecía-me pegar na mala de cartão à semelhança do meu Mano...deve ser genético o "bichinho de largar tudo e partir"...

Hoje, neste preciso momento, não! Hoje que faltam precisamente 30 dias para o Natal, quero ficar...quero saborear os momentos que tenho vivido ultimamente e que me têm feito sentir tão especial...Hoje vou adormecer e vou sonhar que tenho toda a gente que importa à distância de um braço...vou esquecer que tu estás a 294 km, tu a 1540 km e tu, meu grande maluco, a meio globo de distância... em 28 anos é a primeira vez que não vais estar presente na Noite de Natal...vai ser estranho...tão estranho como aquela viagem de há 23 anos atrás...

Sem comentários: